Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo - Sede: Rua dos Pinheiros, 20, Pinheiros, 05422-000, São Paulo/SP - Fone: (11) 3060.6600
 ► História

Bem-vindos à Fecomerciários

A Federação teve sua fundação em 1939, fruto de movimento iniciado dois anos antes por entidades sindicais comerciárias que atuavam nas cidades de São Paulo e Santos. Mas, somente em 1940, adquiriu a fisionomia institucional que permanece até hoje, a partir da fusão com a Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de São Paulo – criada anteriormente para representar parte da categoria.

O ato de fundação contou com a presença de representantes dos Sindicatos de Catanduva, Garça, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e Campinas. A primeira diretoria foi integrada por Alberto Dias Rebouças, Joaquim Lopes de Mattos, Gastão Massari, Hugo Ramazzini e Alberto Fernandes (Comissão Executiva). Ary Mattos, Mariano de Laert Gomes e Waldemar A. Menezes (Conselho Fiscal). O mandato era de três anos.

A Federação teve seu reconhecimento pelo então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1942. A Carta Sindical datada de 7 de novembro daquele ano acrescentou à lista de fundadores os Sindicatos de Marília, São José dos Campos e o Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo.

Em 1948, a Federação passou a integrar as Juntas de Recursos da Previdência Social, os Conselhos do Sesc e Senac, as Juntas de Conciliação e Julgamento da Capital, além de indicar juízes classistas para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Em meados da década de 50, o nome de origem – Federação dos Sindicatos de Commerciários do Estado de São Paulo – foi alterado para Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, amplamente difundido pela sigla Fecesp.

Com uma alteração estatutária ocorrida em 1986, a diretoria passou a ter onze membros. Outra resolução adotada pelo Conselho de Representantes, em 1992, promoveu a redistribuição de bases sindicais dos filiados. Como resultado, as 41 entidades filiadas à época tiveram suas bases redistribuídas – o que possibilitou a criação de 24 novos Sindicatos comerciários.

O Conselho de Representantes aprovou mais uma alteração no estatuto da entidade, em 1998, que permitiu novo aumento do número de diretores.

A Diretoria da Federação é formada atualmente por 16 membros. A entidade tem 65 Sindicatos filiados. Desde 2008, é conhecida como Fecomerciários e é liderada pelo presidente Luiz Carlos Motta.

Ao longo das décadas, a Fecomerciários cumpriu com eficiência seu papel de coordenadora dos interesses dos Sindicatos filiados e da categoria como um todo. A entidade também teve atuação decisiva na estruturação do movimento sindical comerciário no Estado, estimulando a criação de Sindicatos e garantindo suporte material às entidades como maquinário, móveis e utensílios, gabinetes odontológicos etc.

Além de propiciar assistência jurídica e sindical aos comerciários, a entidade sempre manteve viva a luta pelos direitos da categoria e levantou bem alto as bandeiras históricas dos trabalhadores no comércio do Estado de São Paulo.

A Fecomerciários é filiada à CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio) e à UGT.

Sede

© Copyright 2014 - Fecomerciários - Todos os direitos reservados